História

A Escola Técnico Profissional de Cantanhede – E.T.P.C. iniciou a sua actividade no ano lectivo de 1993/94, em resposta à necessidade de dotar a região de quadros intermédios qualificados, perspectivando a inovação e o desenvolvimento local e contribuindo para a realização dos jovens na sua transição entre o sistema educativo e o mundo do trabalho.
Como instituição empenhada em vencer a aposta da formação profissional, valoriza como objectivo essencial a contribuição para a realização pessoal dos jovens, proporcionando, designadamente, a preparação para a vida activa, através de uma formação integral e integrada.
Adequando a formação ministrada às necessidades e características dos formandos, assegura um ensino individualizado, numa perspectiva de responsabilização e numa interligação transdisciplinar, enriquecedora do saber teórico e da aplicação prática.
Ao proporcionar mecanismos de aproximação entre a Escola e o mundo laboral, nomeadamente, através da formação em contexto de trabalho, dinamiza o relacionamento com os diferentes parceiros sociais, valorizando e credibilizando a formação ministrada. De igual modo, o desenvolvimento de actividades de promoção e inserção da escola na região e a prestação de serviços educativos à comunidade perspectivam a troca de enriquecimentos mútuos, contribuindo para o desenvolvimento económico e cultural do Concelho.
Assim, no âmbito da educação/ formação e inserção profissional, colabora, nomeadamente, com a AEC, a AD´ELO, a ADSSC, o ISCA, a ABAP, a AIBAP, a ANFORCE, a PRODESO (na Simulação de Empresas) e Embaixada de S.Tomé e Príncipe; na realização de projectos de aprendizagem das TIC e dinamização cultural, com a Câmara Municipal de Cantanhede e a Santa Casa da Misericórdia; no âmbito de troca de metodologias de abordagem à mobilidade transnacional na formação inicial, com o ITAP de Coimbra e, finalmente, na realização de estágios profissionais, participa em redes de cooperação do tecido empresarial local, regional, nacional e internacional, colaborando mais estreitamente com empresas e instituições da região. É ainda membro activo do Conselho de Acção Social de Cantanhede e Conselho Municipal da Educação.
A participação em projectos que visem o enriquecimento de saberes e experiências diversificadas, a nível nacional e transnacional, serve igualmente para motivar a intervenção de todos os agentes, com vista ao seu melhoramento, no que concerne à acção educativa, às relações humanas estabelecidas e ao funcionamento geral da escola.
Neste sentido, a ETPC tem participado em projectos no âmbito do Programa Juventude para a Europa, em parceria com escolas e associações de jovens da Grécia, Espanha, Itália, Bulgária e Turquia.
No âmbito do Programa Leonardo da Vinci, tem desenvolvido projectos de Mobilidade com entidades da Grécia, Itália, Finlândia e Irlanda, proporcionando o intercâmbio de formandos em FCT e formadores.