Post Image
out 15, 2021

Visita de Estudo à ETAR de Murtede


Os alunos inscritos no projeto de Educação Ambiental – Eco-Escolas, dinamizado no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, deslocaram-se até Murtede, onde participaram numa visita de estudo à ETAR de Murtede.

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, a Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) realizou, no dia 06 de outubro, uma saída de por forma a conhecer processo de tratamento de águas residuais utilizado e compreender o funcionamento de cada órgão de tratamento da ETAR.

Esta atividade envolveu a Câmara Municipal de Cantanhede e a INOVA e teve como principais objetivos dar a conhecer as voltas que a água dá, desde a sua captação na origem, até chegar às nossas casas e ao destino final; apelar para o consumo racional da água potável; conhecer, no caso particular de Murtede, as instalações e equipamentos existentes para o tratamento de Águas Residuais; e compreender a importância da adoção de boas práticas ambientais contou com a participação de 23 alunos e uma professora. 

Nesta visita, os alunos foram acompanhados pela Prof.ª Catarina Soares, docente de Sociologia e Psicologia e responsável do Eco-Escolas.

Na visita de estudo à ETAR os alunos puderam observar a origem da água que chega às torneiras de casa e todos os processos envolvidos nas águas de abastecimento: a captação, o tratamento, o controlo de qualidade e a distribuição. Os alunos ficaram cientes dos processos associados às águas de abastecimento para consumo humano, tomando sempre em consideração quer o ciclo hidrológico da água quer o impacto da ação humana nesse ciclo hidrológico ao nível local e até regional.