Post Image
mar 08, 2018

Programa Parlamento dos Jovens despertou ampla participação dos alunos da ETPC


Os alunos Rita Pato, Cátia Pinto e Pedro Ferreira da Escola técnico Profissional de Cantanhede estiveram presentes na Sessão Distrital do programa Parlamento dos Jovens no passado dia 19 de fevereiro, no IPDJ em Coimbra. 

O desenvolvimento deste programa na ETPC teve um envolvimento significativo da comunidade escolar, essencialmente por parte dos alunos, que concorreram com cinco listas de dez alunos cada e com um processo eleitoral onde se registou uma afluência às urnas de 164 alunos da ETPC.Ao longo de várias semanas que antecederam a campanha eleitoral, os membros das cinco listas participantes reuniram-se separadamente para debater as mais diversas ideias acerca do tema proposto “Igualdade de género”.

Posteriormente à campanha e respetivo ato eleitoral, deu-se, na biblioteca da escola, o “confronto” formal do percurso dos deputados do Parlamento dos Jovens, com a estimada presença do Sr. Deputado da Assembleia da República João Gouveia.

Após vivo debate, procedeu-se à elaboração consensual do projeto de recomendação que seria levado pelos deputados Rita Pato, Cátia Pinto e Pedro Ferreira à Sessão Distrital, em Coimbra. 

De referir que a aluna Cátia Pinto esteve presente no IPDJ de Coimbra, em dia anterior à realização da referida sessão, para participar na eleição da presidência da Mesa da Sessão Distrital, tendo aproveitado para demonstrar as suas capacidades de liderança e conhecimento dos trâmites de todo este processo.

Todos os deputados tinham a ambição de chegar à fase nacional, no entanto, estavam conscientes de que o importante era, juntamente com os seus colegas de outras escolas do distrito, elaborarem o melhor projeto de recomendação possível para ser levado à Sessão Nacional e obterem um conjunto de competências ao nível da intervenção cívica importantes para o seu desenvolvimento pessoal. O assunto em questão gerou conversas bastante interessantes entre os alunos pois a igualdade de género é, ainda infelizmente, um tema controverso e uma realidade com que contactam diariamente.