Post Image
fev 07, 2019

Programa Parlamento dos Jovens despertou ampla participação dos alunos da ETPC


Os alunos Vera Teixeira, João Santos e João Silva da Escola técnico Profissional de Cantanhede estiveram presentes na Sessão Escolar do programa Parlamento dos Jovens no passado dia 29 de Janeiro juntamente com outros vinte e oito deputados. O desenvolvimento deste programa na ETPC teve um envolvimento significativo da comunidade escolar, essencialmente por parte dos alunos, que concorreram com cinco listas de dez alunos cada e com um processo eleitoral onde se registou uma afluência às urnas de 105 alunos da ETPC. A ETPC teve ainda a estimada e honrosa participação da Sra. Deputada da Assembleia da República Cristina Nunes, num esclarecedor debate, no dia anterior.

Ao longo das várias semanas que antecederam a campanha eleitoral, os membros das cinco listas participantes reuniram-se separadamente para debater as mais diversas ideias acerca do tema proposto “Aquecimento Global”.

Posteriormente à campanha, respetivo ato eleitoral e esclarecedor debate com a presença da Sra. Deputada Cristina Nunes, deu-se, também na biblioteca da escola, o “confronto” formal do percurso dos deputados do Parlamento dos Jovens.

Após vivo debate, procedeu-se à elaboração consensual do projeto de recomendação que será levado pelos deputados Vera Teixeira, João Santos e João Silva à Sessão Distrital, em Coimbra. 

Todos os deputados têm a ambição de chegar à fase nacional, no entanto, estão conscientes de que o importante é, juntamente com os seus colegas de outras escolas do distrito, elaborarem o melhor projeto de recomendação possível para ser levado à Sessão Nacional e obterem um conjunto de competências ao nível da intervenção cívica importantes para o seu desenvolvimento pessoal. O assunto em questão gerou discussões bastante interessantes entre os alunos pois o aquecimento global é um tema onde existem muitas soluções possíveis que integram a colaboração de todos os indivíduos da sociedade.