Post Image
abr 26, 2018

Primeiros Passos de Informática para Crianças


ETPC retoma aulas de informática para crianças.


No passado dia 11 de abril de 2018, a Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) realizou a quinta sessão do curso de informática para crianças da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede. Lecionado pelos professores Michael Teixeira, diretor do curso técnico de gestão e programação de sistemas informáticos, e pela professora Catarina Soares, diretora do curso técnico de apoio psicossocial, e apoiados pelos seus alunos, estas sessões têm como objetivos promover e desenvolver conhecimentos das crianças na área digital e adquirir mais conhecimentos sobre as novas tecnologias, hoje muito importantes para a sua formação.


A iniciativa “Primeiros Passos de Informática” destina-se às crianças, das salas finalistas da Santa Casa, com idades compreendidas dos 4 e os 5 anos.


Catarina Soares, coordenadora do curso técnico de apoio psicossocial, explica a existência desta iniciativa com a importância das novas tecnologias para as crianças: “A ETPC enquanto escola que forma jovens na área da informática e na área do apoio psicossocial, procura incentivar as gerações mais jovens através de iniciativas como os “Primeiros Passos de Informática” a adquirirem mais conhecimentos de informática, permitindo ao mesmo tempo divertirem-se.”


Michael Teixeira, diretor do curso de programação, acrescenta ainda que “o uso da tecnologia na educação é importante para o processo de desenvolvimento, em que os alunos criam, exploram, e agregam conhecimentos. As atividades desenvolvidas são motivadoras e mantêm o interesse das crianças, tornando os conteúdos mais atrativos e dinâmicos. As crianças são curiosas, gostam de descobrir cores e sons, e procuramos fornecer atividades que estejam dentro desse contexto”.


A participação nestas sessões é feita tendo em conta o protocolo de colaboração firmado entre a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede e a Escola Técnico Profissional de Cantanhede, bem como através da política de responsabilidade social assumida pela escola.


De salientar que esta atividade contou com o apoio dos alunos do curso técnico de gestão e programação de sistemas informáticos que desenvolveram diversas aplicações por forma a ajudar a apropriação de novas competências e de novos saberes tecnológicos.


Salienta-se que as aulas, realizadas nas instalações da ETPC, decorrem todas as quartas-feiras, das 14h às 15h.