Grupo de Idosos do Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena iniciam formação, na área da informática. Esta atividade foi dinamizada numa articulação entre os cursos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Apoio Psicossocial.
Um grupo de idosos do Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena, iniciaram ontem - dia 16 de março - a primeira sessão de formação para aprender a trabalhar com os computadores e provar que a idade não é um impedimento para a aquisição de novas aprendizagens.
Projeto solidário - resultante de uma parceria estabelecida entre a Escola Técnico Profissional de Cantanhede e o Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena- insere-se no âmbito dos cursos técnico de apoio psicossocial e técnico de gestão e programação de sistemas informáticos.
Esta formação foi ministrada pelo professor e diretor do curso técnico de gestão e programação de sistemas informáticos.
A aula que teve, como ponto de partida, uma pequena abordagem teórica a alguns conceitos fundamentais associados à informática e a alguns componentes funcionais do computador, rapidamente permitiu aos seniores do Centro, um contacto direto com o computador. Na primeira sessão de formação, os idosos puderam realizar alguns jogos desenvolvidos pelas turmas do 11º ano do curso TGPSI na disciplina de programação e sistemas de informação que lhes permitiram manipular e controlar o rato e teclado.
No final da sessão, a diretora do curso técnico de apoio psicossocial – Catarina Soares - sublinhou que a idade não pode ser encarada como um impedimento para a aquisição de novas competências, de novos saberes! E que são estas atividades que irão promover uma apropriação crítica das novas tecnologias de comunicação, contribuindo para a alfabetização tecnológica dos idosos.
O diretor do curso técnico de gestão e programação de sistemas informáticos e formador da sessão de formação – Michael Teixeira – destaca que os idosos eram bastante participativos, tendo-se mostrado muito motivados e interessados em aprender cada vez mais e que os jogos utilizados na aula permitiam exercitar a coordenação motora e a manipulação/controlo do rato e teclado.
Aviso Este website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website, está a concordar com a utilização de cookies.
Saber Mais