Post Image
jul 10, 2018

Alunos dos cursos de restauração da ETPC


Os alunos dos Cursos Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restauração/Bar da Escola Técnico Profissional de Cantanhede têm, ao longo do presente ano letivo, tido uma participação muito ativa em diversos eventos promovidos pela comunidade local. São de referir, na primeira quinzena do mês de junho, a colaboração na organização da Mostra Gastronómica do Caracol 2018-Póvoa da Lomba, a participação no Concurso de Sopas e Mostra de Labores-Febres, levando a concurso um Creme de Bacalhau com Crocante de Azeitona, conseguindo arrecadar o segundo lugar na categoria das associações e o terceiro lugar geral. Nos dias 17 e 20 do corrente deslocaram-se ao Mercado de Febres e à Feira de Cantanhede, onde fizeram algumas demonstrações culinárias com degustação pelo público.

Os alunos dos Cursos Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restauração/Bar da Escola Técnico Profissional de Cantanhede têm, ao longo do presente ano letivo, tido uma participação muito ativa em diversos eventos promovidos pela comunidade local, o que se veio mais uma vez a comprovar durante esta primeira quinzena do mês de junho.
Nos dias 8, 9 e 10 de Junho, como já têm sido habitual nas últimas edições, alunos e formadores do curso de cozinha/pastelaria colaboraram na organização da Mostra Gastronómica do Caracol 2018 na Póvoa da Lomba. Esta participação teve este ano também, a participação dos alunos do curso de restaurante/bar durante os 3 dias do evento, no entanto para os alunos de cozinha e para a formadora Ana Vitorino o trabalho começou dois dias antes, nas instalações da ETPC, com a confeção das sobremesas e a pré-preparação do serviço de cozinha necessário à confeção dos diferentes pratos propostos pela entidade organizadora. Durante os 3 dias desta mostra gastronómica, vários alunos apoiaram os organizadores na confeção e serviço das várias especialidades que mais uma vez foram do agrado dos imensos visitantes do certame.
No final do evento, os alunos participantes, apesar de cansados, deram por muito válida esta sua colaboração, esperando que na próxima edição o convite de colaboração à Escola Técnico Profissional de Cantanhede seja renovado.
No dia 16 de junho, em representação do curso Técnico Cozinha/Pastelaria da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, três alunos da turma do 11º ano participaram na XII do Sopas & Labores – Concurso de Sopas e Mostra de Labores, levando a concurso um Creme de Bacalhau com Crocante de Azeitona, que conseguiu arrecadar o segundo lugar na categoria das associações e o terceiro lugar geral. Mais uma vez, os alunos e formadores do curso de restauração estiveram de parabéns, já que na edição de 2017 tinham conseguido terceiro lugar na categoria das associações com uma Sopa de Abóbora com Laranja.
Logo no dia seguinte, 17 de junho, alguns alunos da turma do 11º ano e a formadora Ana Vitorino, deslocaram-se durante toda a manhã ao Mercado de Febres onde fizeram algumas demonstrações culinárias que terminavam com a degustação, pelos visitantes do mercado, dos pratos confecionados. No dia 20 de junho, foi a vez dos alunos da turma do 10º ano, acompanhados pelo formador Humberto Costa, desenvolverem o mesmo tipo de iniciativa na Feira de Cantanhede. Toda a interação entre os jovens cozinheiros, vendedores e público foi muito interessante e salutar, salientando-se a atitude e colaboração dos vendedores locais que, graciosamente forneceram os diversos ingredientes alimentares que foram utilizados.
A participação neste tipo de eventos é para estes alunos muito importante, já que promovem o empenho e a motivação dos alunos, contribuindo ainda para uma formação integral dos alunos.