Post Image
mai 23, 2018

Teatro Pedagógico vai às Escolas Básicas e Jardins de Infância do Concelho


A CPCJC, em parceria com a Biblioteca Municipal de Cantanhede e a Escola Técnico Profissional de Cantanhede, realizou sessões de teatro pedagógico para alunos dos vários Jardins de Infância e para alunos do 4ºano de escolaridade das escolas básicas do concelho, pertencentes a entidades públicas e privadas, no período compreendido entre 27 de Abril e 21 de Maio.



 As peças teatrais foram apresentadas por alunos do 11º ano do Curso de Técnico de Apoio Psicossocial da ETPC, cujo trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Área de Expressões ao longo deste ano letivo. As sessões de apresentação incluíram também conversas entre técnicos da CPCJ e as crianças para análise e discussão da temática da peça e transposição das suas conclusões para o seu dia-a-dia.


Para os alunos do 4ºano de escolaridade do ensino básico, foi apresentada a peça de teatro musical “Os saltimbancos”, uma adaptação do conto tradicional infantil “Os músicos de Bremen”, enquanto que para as crianças do ensino pré-escolar a opção passou pelo uso de fantoches. 

Estas sessões tiveram uma estrutura leve e conteúdos divertidos, podendo ser lidos ou dramatizados, ajudando a despertar a atenção das crianças para a descriminação. Promoveram-se, desta forma, valores como “não rir ou gozar os outros” ou ainda “não magoar os colegas e os amigos”. Esta ação teve aplicabilidade também para pais e outros educadores, no sentido em que estes podem aprender a lidar com situações idênticas e transformar uma situação negativa com uma perspetiva positiva.

Pretendeu-se abordar, junto deste público-alvo, de forma sensível e construtiva questões relacionadas com a violência e o bullying no meio escolar, sensibilizando os alunos para a adoção de práticas de convivência social construtivas e equilibradas, para além de apresentar de forma apropriada o propósito da própria CPCJ.

Constituíram-se como objetivos da ação: sensibilizar o público-alvo para a necessidade de se respeitar e fazer-se respeitar pelos demais; promover no público-alvo a necessidade de respeitar os seus semelhantes e as suas particularidades; mostrar como pode ocorrer a violência e os maus tratos entre seres humanos (físicos e psicológicos); promover e reforçar práticas equilibradas de convivência entre pares.

Estas ações de teatro pedagógico foram propostas pela Comissão Alargada da CPCJ, em colaboração com o Município de Cantanhede e a Escola Técnico Profissional de Cantanhede, e constam do seu Plano de Ação para o ano de 2018. Pretendeu-se, desta forma, sensibilizar a comunidade para o respeito para com o outro e prevenção de maus tratos entre seres humanos.