Post Image
mar 16, 2018

Comemoração do Dia do Curso Técnico de Apoio Psicossocial


Alunos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial participam em palestra "O sentido de humor na intervenção" dinamizada pelos Palhaços d’Opital.



A Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC), no âmbito das Comemorações do Mês de Curso, recordou o dia do Curso Técnico de Apoio Psicossocial no dia 14 de março de 2018 e teve como objetivos estimular o interesse dos alunos pela futura atividade profissional; aplicar na prática os conteúdos lecionados nas disciplinas da área técnica do curso de apoio psicossocial; permitir aos alunos ter contacto com a realidade profissional; aproximar os alunos do mundo do trabalho; e partilhar saberes entre profissionais da área da psicologia, do serviço social e da animação sociocultural. 


A primeira palestra alusiva ao tema “O sentido de humor na intervenção” foi dinamizada pelo Dr.º Jorge Rosado, diretor artístico da Associação “Palhaços d’Opital.


A sessão teve como objetivos apresentar o trabalho da associação “Palhaços d’Opital”, em contexto hospitalar e com foco nos seniores; dar a conhecer algumas das experiências de intervenção; mostrar de que forma o sentido de humor é facilitador das relações interpessoais, incentivo à mudança e promotor do bem-estar e da qualidade de vida; sensibilizar os alunos para a valorização e dignificação dos “mais velhos”; e abordar de uma profissão diferente e assim amplificar o leque de ideias de profissões no futuro.


A Palhaços d'Opital é uma Associação Cultural sem Fins Lucrativos e tem como principal alvo a implementação de um programa de intervenção dentro dos hospitais da região centro, através da visita de Doutores Palhaços profissionais e com formação específica nesta área, levando alegria, afetos e boa disposição às crianças, adultos (com foco essencial no sénior), pacientes, cuidadores formais e informais, familiares e equipa médica incluindo outros profissionais de saúde.


Jorge Rosado acredita que a Alegria, o Amor, o Afeto e a Boa Disposição são cruciais no dia-a-dia de todos os pacientes, especialmente, na faixa etária sénior, tantas vezes esquecida e subvalorizada.


Os alunos participaram na palestra com empenho e dinamismo, demonstrando grande interesse e dedicação. No final do dia, o balanço era francamente positivo e a experiência enriquecedora e motivadora para a persecução dos objetivos profissionais dos alunos.